Dica de fotografia

19 de janeiro de 2016

Oi pessoal, imagino que vocês clicaram aqui esperando mais um belo post da Fran sobre beleza, mas sinto informar que hoje não é a Fran que escreve, mas o Bruno, seu marido. Estou escrevendo esse post com uma dica básica de fotografia, que pode ajudar a melhorar aquelas fotos que tiramos no dia-a-dia.

Regra dos terços

A Regra dos Terços trata-se de uma teoria sobre a melhor maneira de dispor os elementos na foto, para que ele fique mais bonita e harmônica. Foi desenvolvida por pintores da época do Renascimento, mas como o assunto aqui não é a história quem quiser detalhes pode clicar aqui.

A ideia básica da regra é dividir o visor em em nove quadrantes, como um jogo da velha:

Viram que ficam duas linhas em cada sentido dividindo a imagem em terços? Daí o nome.

A dica é posicionar o que você quer fotografar sobre uma das linhas dos terços e não no meio da foto, e cuidar pra deixar a linha do horizonte sobre uma das linhas horizontais. Se a foto tiver algum destaque principal, o ideal é colocá-lo em um dos pontos dourados (os cruzamentos das linhas). Exemplos:

 


Reparem que na foto acima a Fran ficou posicionada em um dos terços da foto e o restante do espaço foi usado pra mostrar a torre e o rio. Se eu a colocasse no meio do quadro, como normalmente as pessoas fazem, a foto não teria essa bela visão do rio Sena, ou talvez a torre ficaria escondida atrás dela.

Nesse exemplo a situação é a mesma: com o posicionamento em um dos terços deu pra registrar os cadeados e toda paisagem do lugar.

Como o objetivo era mostrar o pôr do sol na praia (o céu estava bem sem graça), dois terços da fotos ficaram na praia e um terço no céu.

Pra finalizar, um foto em que a única coisa que importa é a posição nos terços verticais, tanto que nem coloquei os outros. Acho que nem preciso explicar o porquê da escolha da posição da menina (no caso, minha sobrinha Lud).

Bem, espero que a dica tenha sido útil. Em caso de dúvidas é só postar um comentário.

beijos, Bruno