Para não ter mais desculpas para não se exercitar

18 de janeiro de 2016

A Gaby do blog www.healthforlife-bygaby.com escreveu um post para nós, mostrando a importância dos exercícios físicos para nossa saúde e bem estar. A Gaby é formada em educação física, é personal trainer e mora em Munique, na Alemanha. Vamos conferir?

Exercício físico faz bem para saúde, isso todo mundo já sabe! E mesmo já sabendo disso, muitas pessoas ainda lançam as desculpas mais criativas para fugir dele: “hoje está muito frio” (ou muito quente), “estou muito cansada”, “vou ter de trabalhar até mais tarde”, “está muito tarde” (ou é muito cedo), “não tenho tempo”, “não quero ficar masculinizada”, “vou me machucar”, e muitas outras.

O que nem todo mundo sabe é que para todas estas desculpas há uma solução:

  • Se o problema é o frio: saiba que a melhor época para emagrecer é no inverno, além de aquecer, queima algumas calorias a mais, pois o corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal.

  • Se está muito quente: ótimo para fazer exercício ao ar livre, no verão suamos mais e isso leva a perda de líquidos, esta é a melhor hora para adquirir o hábito de tomar água todos os dias, o dia inteiro.

  • Se você tem o hábito de treinar depois do trabalho, porém, depois do trabalho está exausta, ou se sai do trabalho mais tarde: saiba que o exercício físico faz com que nosso cérebro produz e libere hormônios que são responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento, tudo o que precisamos depois de um dia daqueles.

  • Se você não consegue levantar um pouquinho mais cedo para ir na academia: saiba que é a melhor forma de começar o dia, assim como o exercício libera hormônios que causam a sensação de bem-estar, ele também libera adrenalina, que fica circulando no nosso sangue mesmo após a prática do exercício e essa adrenalina é liberada em níveis que nos deixa mais alerta, melhorando o desempenho e concentração no trabalho, além de nos deixar mais dispostas para as atividades do dia-a-dia.

  • Se você tem medo de se machucar na academia ou de sentir muitas dores musculares no dia seguinte: comece devagar, respeite os limites do seu corpo, não queira conquistar o mundo no primeiro dia. Converse com seu professor da academia, mesmo ele sendo chato e resmungão, ele está ali para lhe ajudar, faça com que ele cumpra a função dele, assim, você não se machuca e sem sentir dores no dia seguinte, vai se manter motivada para voltar à academia.

  • Se sua melhor desculpa é não ter tempo para fazer exercícios físicos: saiba que mais cedo ou mais tarde vai ter de manipular seu tempo para lhe dar com doenças, encaixar consultas médicas, exames, atestados, etc. Afinal quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa!!

  • E não você não vai ficar masculinizada fazendo musculação, nem esquelética e flácida se optar por corridas, muito menos com as costas muito largas se for nadar, e menos ainda com as coxas muito grossas se sua escolha for pedalar. Ah!! já ouvi por ai que o CrossFit deixa a mulher muito ogra!!! Não, se você for para um box praticar esta modalidade você não vai virar a Fiona!!

Não consegui te convencer ainda que é melhor não fugir do exercício físico?!
Então saiba de alguns benefícios dele: fortalece a musculatura e isso ajuda em TODAS as atividades do dia-a-dia, desde a hora que vc levanta até a hora que vai dormir; o coração e os pulmões trabalham melhor, diminui a perda da massa óssea e isso é um aspecto que toda mulher deve considerar, pois com a chegada da menopausa, perdemos massa óssea o que causa osteopenia e osteoporose; Combate a flacidez; Reduz o colesterol; É recomedado por médico no tratamento de diabetes; Diminui os sintomas da TPM e da menopausa; Favorece a boa postura; Melhora a qualidade do sono; O exercício físico é usado com terapia alternativa de depressão; Aumenta a libido e a satisfação sexual; Favorece a auto-estima, Emagrece; Define…

Não deixe de curtir a página da Gaby no face Health for Life, tem sempre dicas legais por lá!

Beijos,

Fran.

beijos, Fran Gabrielli