Passeio na Ilha do Campeche

27 de janeiro de 2016

Fazia muito tempo que planejávamos ir na Ilha do Campeche, mas sempre surgia algum imprevisto e acabávamos adiando. No final do ano passado, uma amiga nossa conseguiu ingressos com um preço mais “camarada”  através da Associação de Preservação da Ilha do Campeche (aqui tem maiores detalhes) e marcamos para irmos em um grupo de amigos.

Para quem não conhece, a Ilha do Campeche fica localizada na costa leste de Florianópolis, em frente à Praia do Campeche. Ela foi tombada como  Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional em julho de 2000.

Para chegarmos até lá pegamos um barco na praia da armação (há também a possibilidade de ir com botes, a partir da Praia do Campeche, e de escuna, a partir da Barra da Lagoa) e em uns 40 minutos já estávamos na ilha. O barco balança um pouco no trajeto, então quem tem problemas com enjoo é bom tomar um remédio antes.

campeche (14)

Ao chegar, fiquei surpreendida com o mar calmo e a água azul transparente. Foi como se eu estivesse em uma dessas famosas ilhas do Caribe! No dia a água estava em uma temperatura muito boa, mas costumam falar que normalmente é gelada.

campeche (9)

Ao longo da faixa de areia de cerca de 1 km, há apenas um restaurante com um cardápio de peixes e frutos do mar. Contudo, o preço é bem “salgado” e o atendimento não é muito bom. Então se puder previna-se levando lanches para a hora em que a fome bater.

campeche (83)

DCIM102GOPROGOPR2271.

Para quem quiser conhecer os costões e os sítios arqueológicos é necessário fazer uma trilha com um guia credenciado, que custa em torno de R$ 10,00 e demora uns 40 minutos. No dia, como o sol estava muito quente preferi ficar apenas curtindo a praia.

FB_IMG_1453901524183 (2)

Foto Camila Machado

Vale lembrar que o número de visitantes diários na ilha é limitado (no máximo 800). Por isso, é bom comprar antecipadamente o ingresso, caso você queira fazer a visita.

Bom eu amei e indico muito o passeio! Se tiverem alguma dúvida é só deixar nos comentários, ok?

Beijos,

Fran.

beijos, Fran Gabrielli