Celulite: Esteticista tira nossas dúvidas

7 de março de 2016

celulite-1

 

Acho que é difícil encontrar uma mulher que não tenha pelo menos uma celulitezinha para chamar de sua rsrs! Ainda bem, que hoje em dia, existem diversos tratamentos que podem nos ajudar a combater e eliminar nossa inimiga número 1. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre os furinhos na pele, entre elas: refrigerante dá celulite? Só mulheres acima do peso são atingidas? Cremes anticelulites funcionam?
Para responder essas dúvidas, pedi para Cristiane Wieczorek, minha amiga e esteticista, responder algumas dúvidas sobre esse problema. Vamos conferir?

1 – O que é a celulite?
A celulite é o acúmulo de gordura dentro das células do adipócito , com esse aumento ocorre uma compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos, dificultando a circulação local e a troca dos nutrientes e da oxigenação. As fibras el ásticas tornam-se finas, fragilizadas e acabam sendo pressionadas, não conseguindo manter o tecido organizado e também comprometendo sustentação da pele. Nas mulheres o tecido fibrótico apresenta-se na posição vertical, ou seja, com o aumento dos adipócitos ocorre um estiramento puxando o tecido para baixo formando os furinhos. A retenção de liquido no tecido ajuda a intensificar as ondulações.

2 – Quais fatores influenciam o seu aparecimento?
Pré-disposição genética, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, medicamentos, estresse, fator hormonal, roupas apertadas.

3- Apenas mulheres acima do peso tem celulite?
Não. Mulheres magras também podem apresentar, pois seu aparecimento não esta só ligada
ao aumento da gordura. Mas também a uma alimentação rica em farinha branca que causa umprocesso inflamatório no nosso corpo, leite e derivados que ajudam no inchaço, alimentos enlatados e congelados pela quantidade de sal, e também temos outros fatores como o sedentarismo, medicamentos, estresse, genética…

4- Refrigerante e água com gás dão celulite?
O Gás existente nos refrigerantes não tem ligação com a celulite, mas sim a quantidade de sódio e o açúcar presente.

5 – Cremes anticelulites realmente funcionam?
Sim, os cremes Anticelulites ajudam muito a minimizar o seu aparecimento, pois eles ajudam a aumentar a circulação local, ajudam a fazer lipólise (quebra da gordura), e ajudam na eliminação de líquidos. Principais ativos que devem ter nos produtos: Cafeína, Nicotinato de Metila, Extrato de Gengibre , Centella Asiática , Cavalinha, Castanha da índia.

6 -Chás diuréticos funcionam para celulite?
Sim, os chás diuréticos desde que tomados corretamente iram auxiliar na eliminação de líquidos do organismo, melhorando o aspecto da pele.

7 – Exercícios físicos contribuem para o seu desaparecimento?
Os exercícios físicos irão ajudar a diminuir o seu aparecimento, pois com a caminhada e com a musculação acabamos fazendo uma drenagem mais profunda, além de aumentar a circulação, aumentando a nutrição e a oxigenação do tecido.

8 – Quais são os melhores tratamento estéticos para a celulite?
Os tratamentos conseguem minimizar o quadro da celulite, uma vez que eles ajudam a aumentar a circulação local, diminuir a retenção de líquidos, diminuir o tecido fibrótico e diminuir o tamanho dos adipócitos.
Os principais tratamentos são:
Ultrasom, Endermologia, Drenagem linfática, Radiofrequência, Massagem modeladora e Carboxiterapia

Para ter sucesso no tratamento temos que fazer uma associação dos tratamentos estéticos, atividade física diária e uma boa alimentação.

A Cris, atende na Clínica Jane Schafer, no Bairro Ingleses em Floripa! Ela também tem uma página no facebook com várias dicas bacanas!

Espero que tenham gostado do post.
Um beijo,
Fran ♥

beijos, Bruno