Exercício Rápido para Parar de Reclamar

9 de maio de 2017

Oi, pessoal, tudo bem com vocês?

Existem 2 fatos sobre reclamar: 1) É inútil; 2) Nós fazemos muito.

Bom, se é inútil, por que fazemos muito? A minha opinião é que fazemos isso porque é fácil. Não exige esforço nenhum reclamar, não é mesmo? É muito mais fácil reclamar do que tentar modificar a situação que nos incomoda. E é aí que reclamar deixa de ser algo inofensivo e passa a minar seu crescimento pessoal, porque ao reclamar você fecha a mente para as inúmeras possibilidades de resolver o que te incomoda, acomoda-se em reclamar e pior: deixa o seu “astral” péssimo (astral é uma coisa meio brega, mas não veio uma palavra melhor em mente rs).

Ter motivação para resolver seus problemas é assunto para outro post, mas o pontapé inicial – deixar de reclamar – é o que quero compartilhar com vocês. E é muito simples:

Pense sobre suas reclamações e liste-as. Por exemplo:

  • Casa (minha casa não está do jeito que eu queria, não aguento mais limpar…)
  • Emprego (meu salário não é justo, não gosto do que faço…)
  • Família (meu marido não me ajuda, meu filho não me respeita…).

Depois que terminar a lista, olhe para ela e imagine que todos os alvos das suas reclamações sumiram da sua vida.

No exemplo acima, agora você não tem mais casa, nem emprego e nem família. Como você se sente? Levou um baque e parou de reclamar na hora ou sentiu-se aliviado? Acredite, esse exercício vai te ajudar a modificar o que te incomoda para preservar o que você percebeu que valoriza e a tirar da sua vida o que você percebeu que realmente não cabe mais nela

Acho importante dizer para finalizar: Tudo na vida é questão de equilíbrio, esse post tem a intenção de ajudar quem está se sentindo muito queixoso(a) ou conhece alguém assim, mas isso não significa que você não deva reclamar de nada. Pelo contrário, a reclamação pontuada tem que existir nos seres pensantes e quando um amigo ou familiar se queixa de algo merece toda nossa paciência, pois às vezes a pessoa só precisa desabafar para sentir-se melhor.

Bom, é isso pessoal, espero que o post de hoje tenha ajudado vocês!

Até a próxima!

 

beijos, Fran Valente